Quanto vale o seu imóvel? Entenda a importância de fazer uma avaliação de imóveis

Redação ImobiPress

redacao@imobipress.com.br
Publicado em 06/03/2025 às 18:04 / Leia em 3 minutos

Saber o valor de mercado de um bem, garante transações justas a todos os envolvidos. Especialista explica a importância da avaliação de imóveis

Acho que essa casa vale uns 300 mil’.

‘Será que consigo vender esse imóvel por mais de 100 mil?’

Não é incomum ouvirmos frases como as citadas acima, onde o valor de um imóvel é estimado com base no ‘achômetro’, ou seja, apenas na intuição, sem fundamento ou base alguma de preço.

O processo para saber o real valor do imóvel não deve se dar pela percepção das pessoas envolvidas, mas sim, por meio de uma avaliação técnica. ‘Mais do que uma estimativa de preço, a avaliação de imóveis é um estudo minucioso que demanda análise e conhecimento técnico para determinar o valor de mercado de um imóvel – ou seja, o valor justo – portanto, ela deve ser realizada por profissionais aptos a esse serviço, como engenheiros e arquitetos’, esclarece o especialista na área, Fábio Ramos, diretor-geral da Plenno Arquitetura.

Ao efetuar uma avaliação do imóvel que pretende vender, você garante que será realizada uma transação justa e transparente para ambos os lados, assegurando que a negociação tenha como base o valor correto, reduzindo qualquer tipo de conflitos entre as partes.

Por sua assertividade, a avaliação de imóveis é imprescindível não só em casos de compra e venda, mas também em situações de inventários e partilha de bens, garantia bancária, ações judiciais, etc.

‘O laudo da avaliação fornece uma análise detalhada das condições do imóvel, pois ao longo do processo, além de levar em consideração a infraestrutura, metragem, estado de conservação, entre outras características, também abrange sua localização e a legalidade da documentação, além disso, é produzida uma análise comparativa de mercado para entender os preços de imóveis similares na mesma área’, explica o especialista.

Para que o documento seja válido, é preciso garantir que a avaliação siga as técnicas estabelecidas na NBR 14.653, que é a norma oficial que estabelece os procedimentos para a avaliação de bens móveis e imóveis no Brasil, garantindo assim, um processo rigoroso e unificado.

De acordo com Ramos, ‘a padronização proporcionada pela norma garante que todas as partes envolvidas em uma transação imobiliária tenham acesso a informações precisas e comparáveis sobre o valor do imóvel, isso contribui para a mitigação de riscos e para a segurança jurídica das transações, assegurando mais transparência nas negociações’.

Portanto, a adesão rigorosa à NBR 14.653 não é apenas uma recomendação, mas uma exigência para assegurar a conformidade e a qualidade nas avaliações.

Cabe destacar também, que este tipo de avaliação não vale apenas para imóveis residências, como casas e apartamentos, mas também para terrenos, imóveis comerciais, industrial, propriedades rurais, etc.

Compartilhe