Imóveis com um dormitório são mais valorizados, revela índice

Redação ImobiPress

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Publicado em 22/03/2025 às 17:38 / Leia em 4 minutos

Imóveis de um dormitório tiveram a maior valorização no mercado imobiliário brasileiro, com alta de 9,44% nas vendas e 14,36% na locação em 12 meses, segundo a FipeZAP

Os imóveis de um dormitório registraram a maior valorização do mercado imobiliário brasileiro nos últimos 12 meses, com um aumento de 9,44%, superando imóveis de dois dormitórios (+7,79%) e de três dormitórios (+8,25%), segundo o mais recente levantamento do Índice FipeZAP. O preço médio do metro quadrado para esse tipo de unidade atingiu R$ 10.954, acima da média geral de R$ 9.130/m². No segmento de locação, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um aumento acumulado de 14,36% no período. Essa tendência reflete a mudança no perfil dos moradores, já que o número de pessoas vivendo sozinhas no Brasil ultrapassa 13,7 milhões, um crescimento significativo em relação à década anterior ao saltar de 12,2% para 18,9% da população.

Essa valorização também se destaca em Itajaí (SC), cidade do litoral norte de Santa Catarina, que tem uma das economias mais dinâmicas do país e está entre as líderes em valorização imobiliária. Com forte crescimento impulsionado pelo turismo, pela indústria – especialmente a náutica e naval – e pela presença de uma universidade de ponta, Itajaí atrai um grande número de estudantes e profissionais de outras regiões, aquecendo a demanda por imóveis compactos. Segundo a Brain Inteligência Estratégica, empresa referência em pesquisa de mercado, o estoque de imóveis na cidade se esgotaria em 15 meses caso não houvesse novos lançamentos. No caso de apartamentos de um dormitório, apesar do aumento na procura, a oferta não tem acompanhado a  demanda, tornando essas unidades ainda mais valorizadas. O metro quadrado para esse segmento já atinge R$ 16,8 mil, o que supera a média geral da cidade. 

Diante desse cenário, construtoras começam a se movimentar para suprir a crescente procura. A Construtora CK, referência em empreendimentos de médio e alto padrão, a construtora é pioneira em “collabs” com profissionais e empresas de luxo brasileiras, como no caso do primeiro empreendimento imobiliário assinado pela Artefacto e empreendimentos com espaços projetados por grandes nomes da arquitetura e do design como Anastassiadis, Jayme Bernardo, Osvaldo Segundo e Carlos Rossi, a construtora confirma sua expansão para o mercado de compactos sofisticados, que aliam arquitetura bem resolvida, funcionalidade e design inovador, garantindo conforto e eficiência nos espaços reduzidos.

“Temos acompanhado esse movimento de mercado e há uma crescente demanda em busca de moradias compactas, bem estruturadas e com alta tecnologia empregada que facilite o dia a dia. Diante disso, estamos preparando um projeto que não apenas atende essa procura, mas se destaca pela localização privilegiada, projeto arquitetônico inovador e infraestrutura completa para oferecer qualidade, serviços  e excelente potencial de valorização para quem quer investir para locação ou revenda”, afirma Kan.

Com a alta adesão e expansão  desse tipo de moradia, a CK esclarece as diferenças entre as categorias de imóveis compactos. 

Loft: Originalmente inspirado em galpões industriais transformados em moradia, o loft é um imóvel amplo, com pé-direito alto e sem divisórias internas (exceto para o banheiro). Ele oferece um conceito moderno e sofisticado,  geralmente com grandes janelas e acabamentos industriais ou contemporâneos.

Studio: É um apartamento compacto, onde os ambientes de sala, quarto e cozinha são integrados, tendo apenas o banheiro separado. Com metragem reduzida e layout otimizado, alguns incluem mobília, decoração e automação, incluindo soluções como aplicativos que oferecem produtos e serviços para o dia a dia (smart living). Os studios se tornaram os queridinhos do mercado imobiliário, especialmente em grandes centros urbanos e cidades universitárias.

Kitnet: Semelhante ao studio, a kitnet também integra os espaços em um único ambiente, mas costuma ser mais compacta e com menos recursos de aproveitamento de espaço. Em comparação com outras categorias, possui menos diferenciais arquitetônicos e tecnológicos, sendo uma opção mais acessível e popular no mercado, voltada principalmente para quem busca economia e praticidade.

Flat: Também conhecido como apart-hotel, o flat combina moradia com serviços típicos de hotelaria, como recepção, limpeza e, em alguns casos, café da manhã e lavanderia. São comuns em regiões com grande fluxo de executivos e turistas. Diferente dos studios, os flats geralmente são operacionalizados por redes hoteleiras.

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