Conforto e exclusividade do aluguel por temporada facilitam turismo familiar em São Paulo

Conforto e exclusividade do aluguel por temporada facilitam turismo familiar em São Paulo

Rafael Rossi

Redação ImobiPress

redacao@imobipress.com.br
Publicado em 26/03/2025 às 12:47 / Leia em 4 minutos

Capital econômica do Brasil, respondendo por 10,3% de todo PIB (Produto Interno Bruto), São Paulo possui uma vocação para o turismo de negócios e, ao mesmo tempo, é um caldeirão cultural. Os turistas, assim como os 11,5 milhões de habitantes da metrópole, podem desfrutar de museus renomados, teatros com espetáculos internacionais, restaurantes premiados, parques exuberantes e ainda acompanhar a vida noturna vibrante.

Mais de 1,1 milhão de estrangeiros desembarcaram na cidade apenas no primeiro semestre do último ano. São Paulo também ultrapassou os destinos do Nordeste pela primeira vez e é a atual líder entre os destinos nacionais mais vendidos, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). 

Visando atender toda essa demanda, o mercado de aluguel por curta temporada (short stay) tem se mostrado uma alternativa atrativa, oferecendo vantagens como maior conforto e privacidade e até melhor custo-benefício em comparação com hotéis tradicionais. A ascensão é impulsionada por uma série de fatores econômicos e, principalmente, comportamentais. 

Diferentemente da hospedagem tradicional, em que os serviços e espaços são padronizados, no modelo short stay os viajantes podem escolher entre uma ampla variedade de imóveis, desde apartamentos compactos e funcionais até imóveis maiores, com vários dormitórios, áreas de convivência e lazer privativo. Assim, famílias de todos os tamanhos e composições encontram a opção ideal de estadia.

O perfil dos turistas que visitam a capital paulista está mudando: além de executivos e viajantes independentes, há um número crescente de grupos e famílias que buscam acomodações espaçosas e personalizadas para atender às suas necessidades específicas. Por isso, optam por ficar em imóveis amplos, muitas vezes com estrutura completa para crianças e idosos, garantindo uma estadia mais agradável.

A possibilidade de contar com uma cozinha equipada para preparar refeições, um espaço adequado para brincadeiras e maior flexibilidade de horários são vantagens muito valorizadas por grupos de viajantes. Diferentemente do hotel, um imóvel preparado para locações short stay oferece espaços que fogem da impessoalidade, em que as famílias se reúnem de verdade e criam memórias inesquecíveis.

Outro fator que contribui para o sucesso da locação por temporada no turismo familiar é o custo-benefício. Os imóveis oferecem uma experiência premium por valores, na maioria das vezes, menores do que se comparados aos gastos em hotéis. A divisão de custos entre os membros da família também facilita a escolha por hospedagens de alto padrão.

A exigência do público faz com que estas propriedades se destaquem, pois, mais do que conforto, entregam experiências exclusivas e serviços personalizados. Além disso, estão normalmente situadas em locais com infraestrutura completa, com recursos adicionais de segurança.

Em média, os paulistanos perdem 2h25 para se deslocar pela cidade para todas as suas atividades diárias, segundo a pesquisa Viver em São Paulo. E essa é outra razão que agrega muito à estadia short stay: a ampla possibilidade de escolha da localização estratégica do imóvel, em conjunto, ainda faz com que os turistas vivam a cidade de uma maneira mais próxima a um morador local, explorando mercados, padarias, restaurantes e outros estabelecimentos frequentados pelos paulistanos.

A digitalização do setor também merece ser citada. A popularização de plataformas digitais (AirBnB e Booking, por exemplo) eliminou barreiras que afastam muitas pessoas do aluguel por temporada. A busca, a reserva e o pagamento são feitos de forma rápida, prática e transparente. O avanço da tecnologia, bem como a economia compartilhada, tende a fortalecer o segmento, atraindo novos perfis de viajantes e investidores. 

O comportamento dos consumidores está mudando. A diversificação de serviços oferecidos, como pacotes personalizados e experiências exclusivas, agrega um valor cada vez maior à hospedagem e aumenta a fidelização de clientes. A profissionalização e os avanços recentes do aluguel por temporada trazem um cenário promissor, que deve continuar impulsionando o mercado imobiliário e turístico da capital paulista nos próximos anos.

*Rafael Rossi é fundador e Diretor Executivo da Conviva Stay e da Huma Desenvolvimento Imobiliário. É graduado em Economia pela USP (Universidade de São Paulo), com MBA em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Possui ampla experiência no mercado imobiliário, tendo atuado desde 2001 com incorporação imobiliária e a partir de 2016 também com gestão profissional de locação short stay.

Compartilhe