A crescente valorização dos criptoativos atrai investidores globais para o mercado imobiliário norte-americano
Com uma série de mudanças e incentivos implementados pelo governo atual dos Estados Unidos, incluindo políticas fiscais mais atrativas e regulamentações favoráveis ao mercado de criptoativos, o setor tem registrado uma valorização expressiva. Atualmente, o Bitcoin, por exemplo, opera com um valor entre 80 a 85 mil dólares (aproximadamente 450 mil a 490 mil reais, respectivamente). Outros ativos digitais também estão em trajetória de valorização e o cenário americano tornou-se ainda mais atraente para investidores de criptomoedas. O contexto faz dos Estados Unidos um mercado ainda mais atrativo para quem busca diversificação em criptomoedas.
Essa tendência tem impactado o mercado imobiliário local. Segundo um estudo conduzido por pesquisadores da Marriot School of Business da Universidade Brigham Young, em maio desse ano, uma parcela considerável de investidores norte-americanos que acumularam lucros com criptomoedas tende a converter esses ganhos em investimentos imobiliários, visando segurança e preservação de patrimônio.
“Para esses investidores, os imóveis representam uma forma de preservar e diversificar o patrimônio em um mercado seguro e consolidado, especialmente em regiões valorizadas como Miami e outras áreas da Flórida”, diz Daniel Ickowicz, CEO e diretor de vendas da Elite International Realty, consultoria imobiliária internacional que está há 30 anos no mercado da Flórida.
A adaptação do setor imobiliário americano se mostra cada vez mais dinâmica para acolher essa nova realidade. Nos últimos anos, propriedades na Flórida, um dos mercados mais aquecidos e valorizados dos Estados Unidos, passaram a integrar soluções inovadoras que permitem a utilização de criptoativos como garantia em financiamentos de imóveis. Essa modalidade de pagamento atrai também investidores internacionais, como os brasileiros, que compõem um dos maiores mercados de ativos digitais do mundo, com mais de 26 milhões de investidores. Espera-se que esse número triplique até 2030, evidenciando o crescente interesse e demanda por alternativas de investimento seguras e diversificadas.
Após registrar aumento de 70% de interessados em pagar um imóvel com algum tipo de criptomoeda, a consultoria imobiliária Elite International Realty criou uma divisão classificada como Crypto by Elite, que tem como objetivo facilitar a entrada de investidores em cripto no mercado imobiliário americano, oferecendo transações inovadoras que utilizam criptomoedas como garantia.
Com a Crypto By Elite, investidores podem adquirir imóveis em cidades como Miami utilizando criptomoedas como Bitcoin e Stablecoins (USDT e USDC). A empresa também oferece a possibilidade de colaterizar Bitcoin temporariamente, em que o comprador pode utilizar seus ativos digitais como garantia para obter financiamento imobiliário. Para aqueles que já possuem uma carteira em criptoativos, essa modalidade apresenta vantagens como diversificação, alavancagem e proteção patrimonial por meio de investimentos imobiliários.
“Essa tendência cria uma oportunidade única para o setor, e vimos a necessidade de se adaptar a novas formas de pagamento e financiamento”, relata o CEO.