De acordo com a Brain Inteligência Estratégica, o aumento é resultado de uma procura por produtos mais exclusivos, sofisticados e com serviços especiais
Segundo o estudo “Mercado imobiliário de luxo nacional”, da Brain Inteligência Estratégica, de janeiro a setembro de 2024, os lançamentos de imóveis de alto padrão cresceram 10% em relação a 2023, motivados por uma demanda crescente por unidades de excelência. Em relação ao recorte por região, o mercado imobiliário no Centro-Oeste foi o que apresentou maior crescimento, com 32,8%, seguido do Norte (22,5%), Nordeste (20%) e Sudeste (7,3%) – somente a região sul apresentou baixa na quantidade de unidades negociadas, com queda de 1,6%.
Mas o que explica esse aumento? O estudo “O imóvel de desejo e o conflito na escolha do comprador de imóveis de diferentes padrões”, também da Brain, indica que a crescente procura por imóveis de alto-padrão é motivada pela maior exclusividade que esses produtos oferecem, muitas vezes localizados em bairros nobres e com maior sofisticação em sua infraestrutura e serviços. A pesquisa revela que, dentre os entrevistados com elevado padrão de renda, 66% dão preferência para morar em apartamentos e 44% desejam trocar o imóvel atual por um maior, com mais conforto, requinte e sofisticação.
Um fator que também está associado a essa tendência é a mudança no perfil dos consumidores, impulsionada pela entrada dos millennials no mercado. Essa geração, por exemplo, traz novas demandas às construtoras, como uma predileção por produtos modernos, que agregam sustentabilidade e maior funcionalidade, com infraestrutura tecnológica e boa localização.
A questão da funcionalidade, inclusive, não se dá sem motivo: a pesquisa “2024 Gen Z and Millennial Survey”, realizada em 44 países, traz que apenas 56% dos millennials relatam estar em um bom estado de saúde mental. Assim, estar em ambientes funcionais, com boa organização e praticidade, contribui para uma melhora no bem-estar, conforme explica o artigo científico “A importância da organização dos ambientes para a saúde humana”.
Tendo em vista todo esse contexto, em Salvador o mercado imobiliário vem acompanhando as demandas por modernidade, sofisticação e funcionalidade, a exemplo da Santa Helena, que em 50 anos de história se destaca pelo legado e busca constante em entregar produtos de excelência, com serviços completos, fator que tornou a construtora a “Empresa do Ano” em 2024 pela ADEMI-BA.
Dentre os empreendimentos de alto-padrão da construtora, um case que traz soluções sustentáveis e tecnológicas, além de atender as demandas por projetos com maior sofisticação e exclusividade é o Mansão Desembargador Amadiz Barreto, localizado na Graça. Com apartamentos que contam com 210m² de área privativa, constituídos por 4 suítes, sendo um apartamento por andar, ele oferece aos moradores maior privacidade, além de segurança e tecnologia, uma vez que todas as unidades tem fechadura eletrônica e infraestrutura para automação residencial.
“Cada vez mais, tem-se visto uma busca por empreendimentos que proporcionam maior exclusividade, com menos unidades e apartamentos mais amplos, valorização da sustentabilidade e áreas comuns com muita funcionalidade. No Amadiz Barreto essas soluções trazem destaque ao empreendimento, que conta com soluções tecnológicas como fechaduras eletrônicas nos apartamentos, automação nas áreas comuns, infraestrutura de carregamento para carros elétricos, além de estratégias sustentáveis como sistemas para geração de energia e reaproveitamento de água. Além disso, a inovação e sofisticação do Amadiz se faz presente nos seus acabamentos e design da sua fachada e das áreas comuns, que se destacam no mercado imobiliário de luxo”, destaca Igor Pontes, diretor de incorporação da Construtora Santa Helena.
O empreendimento teve projeto do arquiteto Carlos Campelo, que destaca diferenciais do Amadiz Barreto. “O Amadiz é um prédio com 38 pavimentos, mais o térreo e o mezanino. Um dos seus principais aspectos de sofisticação é a sua localização, na Graça, bairro nobre de Salvador. Além disso, outros elementos de requinte são os apartamentos com ventilação cruzada, com sala ampla e duas varandas – uma a norte e outra a sul – que recebem iluminação solar de maneira diferente, permitindo usos para diferentes situações do dia, potencializando a peça. Também podemos destacar a wine bar, que é outro ambiente com muito requinte”, detalha.
Outro grande diferencial do Amadiz Barreto é a valorização da sustentabilidade, contando com painéis fotovoltaicos para geração de energia e reaproveitamento de água pluvial e infraestrutura para carregamento de carros elétricos. Devido a essas soluções, o empreendimento conta com IPTU Verde nível ouro, garantindo desconto para os moradores, no tributo. Outro ponto de sofisticação está em suas áreas comuns, atendendo a demanda por funcionalidade, praticidade e elegância, com espaço fitness, sala de massagem, quadra de tênis oficial com piso lisonda, academia completamente equipada, kids place integrado ao parque infantil, pet place, lounge gourmet e wine lounge.
A exemplo de empreendimentos novos que entregam serviços completos, as novas demandas de consumo tem exigido novos desafios nos mercados, em especial no imobiliário, em que exclusividade e sofisticação não tem a ver somente com um lugar para morar, mas com o valor social agregado ao projeto.