IA impacta R$ 48,3 bi em lançamentos imobiliários no Brasil

Redação ImobiPress

redacao@imobipress.com.br
Publicado em 14/04/2025 às 16:00 / Leia em 3 minutos

IA da Morada.ai representa 21% do valor de lançamentos imobiliários no Brasil

A startup especializada em Inteligência Artificial (IA) para o mercado imobiliário Morada.ai criou uma tecnologia que está mudando a forma com que os imóveis são vendidos no país. Sua assistente virtual, Mia, é usada por clientes cujo Valor Geral de Lançamentos (VGL) representam 21,6% (cerca de R$ 48,3 bilhões) do total registrado no país – R$ 223 bilhões, em 2024, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A grande inovação da Mia está na combinação de tecnologias. Ela utiliza IA generativa para interagir de forma natural com os clientes, em diversos idiomas. Essa tecnologia, porém, não é a melhor para fazer cálculos matemáticos, já que é focada na linguagem. Assim, a Morada.ai desenvoleu uma Interface de Programação de Aplicação (API) para isso, sendo capaz de realizar simulações financeiras precisas. Hoje, quase 100 incorporadoras em 17 estados brasileiros já utilizam a Mia para a venda de imóveis, incluindo as maiores do país, como Direcional, Cyrela, Patrimar/Novolar, Emccamp, Morar, Canopus, One e VIC.

“Então, um comprador pode iniciar uma conversa com perguntas simples, como ‘Tenho uma renda mensal de R$ 5 mil, qual tipo de imóvel posso comprar?’ ou ‘Quero um apartamento com piscina e academia, onde encontro o melhor custo-benefício?’. A partir daí, a Mia coleta dados adicionais e apresenta opções personalizadas”, exemplifica Luis Veloso, cofundador e COO da Morada.ai. “Estamos transformando o processo de compra de imóveis em algo mais simples e intuitivo, tanto para o comprador quanto para as incorporadoras”, afirma.

Em 2024, a Mia atendeu 700 mil de pessoas, com a troca de mais de 20 milhões de mensagens, e seu sucesso fez a proptech receber um aporte de R$ 6 milhões em 2024. Embora seja “jovem”, sua criação vem de muita experiência: a Morada.ai é uma empresa derivada da Kunumi, uma startup vendida para o Bradesco, e seus fundadores, Ramon Azevedo e Luis Veloso, já realizaram projetos de IA para corporações como Coca-ColaMcDonald’s, Itaú e C&A.

O mercado imobiliário brasileiro vive um momento de expansão, impulsionado por políticas governamentais como o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que desde o seu retorno ampliou o acesso à população. Os R$ 223 bilhões, registrados pela CBIC em 2024, representou um aumento de 20,7%, em comparação com 2023.

“Essas medidas criaram um ambiente favorável para a aquisição de imóveis. Nossa agente conversacional IA entra nessa ajudando a conectar compradores e incorporadoras”, comenta Ramon Azevedo, cofundador e CEO da Morada.ai. “A Mia entende as necessidades do comprador, simula cenários financeiros e o conecta ao imóvel ideal para a sua condição econômica e o seu estilo de vida. Isso reduz drasticamente o tempo entre o interesse e a decisão de compra”, explica.

Compartilhe