É inegável que o mercado imobiliário está passando por uma transformação em todo o mundo. Essa mudança reflete a evolução do conceito de moradia, que se alterou significativamente nos últimos anos. Hoje, encontrar uma casa ou um apartamento vai além de uma simples escolha; trata-se de buscar um espaço que assegure a qualidade de vida e o bem-estar, um lugar que realmente inspire a viver bem.
Dentro desse movimento, o Brasil está na vanguarda mundial. Os empreendimentos brasileiros estão ganhando destaque no cenário global por meio de projetos visionários e autênticos, que acompanham as novas demandas dos moradores com ousadia e marcas autorais potentes.
Até por isso, o wellness building não para de crescer. Esse não é só mais um posicionamento ou modelo de negócio, mas a nova face do mercado imobiliário; uma face que possui voz, autoridade e visão de futuro.
Não à toa, nossos profissionais e C-levels do setor estão sendo chamados para alguns dos eventos mais importantes do mundo no setor, como o Elevate, realizado em Miami, nos Estados Unidos. Estamos viajando o mundo inteiro para mostrar aos melhores arquitetos, incorporadoras e corretores do planeta como assuntos como longevidade, funcionalidade, sustentabilidade e impacto cultural estão sendo incorporados no mercado de luxo nacional.
Esse cenário não se trata apenas de networking ou o compartilhamento de técnicas entre diferentes empresas, mas sim uma prova de que somos protagonistas em relação a outros países.
Características dos empreendimentos brasileiros
Mais do que estruturas bonitas, os projetos nacionais são diferentes de tudo o que está sendo feito ao redor do mundo porque transitam entre arte e técnica de forma sem igual.. A inovação está na atenção aos detalhes dedicada a todos os ambientes que os cercam. Isso significa que o foco vai além do interior do apartamento; trata-se de entender como esse espaço interage com as áreas circundantes, com o objetivo de criar um ecossistema de bem-estar integral.
Espaços como piscinas, spas e jardins elevados, por exemplo, são diferenciais neste contexto. Ou ainda pontos como vistas panorâmicas para a cidade em que o projeto está situado ressaltam a importância de construir legados urbanos, evidenciando o papel da arquitetura como uma ferramenta essencial para imaginar futuros mais integrados.
Tudo isso vem atraindo os olhos de investidores, companhias e clientes de todas as partes do planeta. Uma vez que um espaço arquitetônico é pensado nos mínimos detalhes, com cuidados e propostas que antes não existiam no mercado, ele se torna diferente de tantos outros, que ainda remetem a estruturas tradicionais e sem mirar no disruptivo.
Destaques no Brasil
Os principais exemplos de empreendimentos brasileiro com destaque internacional estão localizados em Curitiba, um expoente do mercado de wellness building no território nacional. Um exemplo é o edifício AGE360, localizado no bairro Ecoville. Com um projeto liderado por Greg Bousquet, o edifício tem 124 metros de altura e formas assimétricas que o tornam visível de vários pontos da cidade, além de uma vista privilegiada para um dos principais cartões-postais da cidade: o Parque Barigui.
A arquitetura desse empreendimento combina elementos que promovem bem-estar e sustentabilidade. Entre os espaços projetados para incentivar um estilo de vida saudável estão a sala mindfulness e a sauna. Já no aspecto ecológico, sistemas de captação de energia solar e de águas pluviais abastecem as áreas comuns e irrigam automaticamente a vegetação presente na estrutura.
Exemplos como esse provam que, nos próximos anos, os projetos mais desejados do mundo não estarão apenas em Nova York, Paris ou Dubai, mas no Brasil. O momento atual do país prova que a arquitetura pode – e deve – ser mais do que uma construção; ela pode ser um catalisador de novas formas de viver.