O que o novo perfil de hóspede espera das locações short stay

Redação ImobiPress

redacao@imobipress.com.br
Publicado em 28/04/2025 às 11:43 / Leia em 3 minutos

Itens de conveniência se destacam na procura por conforto imediato; praticidade, tecnologia e personalização são principais tópicos da locação short stay

Responsável por movimentar mais de US$ 1,2 bilhão anualmente no Brasil, o aluguel por temporada tem um perfil de hóspede diferente do hotel, mas algumas amenities ainda são critérios na hora da decisão. O tradicional sabonete para banho segue sendo importante, mas fechadura eletrônica, automação, espaço para home office e internet de alta velocidade são itens mais requisitados.

“Após a pandemia, os viajantes passaram a priorizar, ainda mais, soluções que aliam funcionalidade e bem-estar. Esses itens já deixaram de ser um atrativo – eles são parte de uma estratégia para quem deseja se destacar no mercado. Quem entende que hospitalidade começa nos detalhes sai na frente”, avalia o economista Rafael Rossi, diretor proprietário da Conviva Stay, gestora profissional de locações por temporada.

Essa transformação está ligada também ao conceito de “flexcation”, com viajantes que combinam trabalho remoto e lazer. Esse grupo necessita de uma boa conectividade e um espaço adaptado para realizar suas atividades, estando disposto a pagar mais por isso e até aumentar o seu tempo de permanência.

“Quem aluga por poucos dias não quer perder tempo com o básico. Ter utensílios de cozinha, roupa de cama de qualidade, shampoo e secador de cabelo, por exemplo, faz com que o imóvel se destaque na hora da busca. O essencial bem feito, ainda mais se render uma boa foto nas redes sociais, pesa mais do que supérfluos pouco usados”, avalia Rossi.

Além disso, o especialista ainda destaca a personalização como um ponto importante. “A gestão de reservas precisa ser muito bem elaborada para promover a melhor experiência possível ao hóspede. As decorações temáticas e os kits de boas-vindas, por exemplo, contribuem para aumentar a fidelização e as avaliações positivas”, completa Rossi.

Cozinhas adaptadas em aluguel short stay

A refeição é um grande diferencial de quem prefere a locação por temporada ao hotel, especialmente para famílias ou grupos de amigos. As cozinhas adaptadas oferecem praticidade, autonomia e bem-estar aos hóspedes, além de uma economia financeira significativa.

“É um espaço que garante uma sensação de lar, com impacto direto na experiência e na avaliação da estadia. Contar com espaço funcional, boa iluminação, bancadas ergonômicas e utensílios de qualidade faz com que os hóspedes retornem ou recomendem a acomodação”, declara o proprietário da Conviva Stay.

Compartilhe